Astrologia, Signos e Planetas

Vênus retrógrada em Áries e Peixes

A cada 1 ano e 6 meses Vênus faz o movimento retrógrado, ou seja, aparentemente ela anda para trás, ao invés de seguir a sua órbita. A retrogradação é apenas uma impressão de que o planeta não está andando para frente, não é um movimento real e para a Astrologia tem um importante significado. Quando isso acontece sentimos que as questões regidas pelo planeta não fluem normalmente.

Vênus representa o amor, a beleza, o poder de atração e conexão, os relacionamentos, a sexualidade, as parcerias, tudo aquilo que valorizamos, apreciamos e a expressão do feminino. Com o movimento retrógrado, esses assuntos podem apresentar inconstância ou algum tipo de dificuldade. O problema também pode acontecer no campo das finanças, pois além do amor Vênus rege a nossa relação com o dinheiro.

A retrogradação de Vênus iniciou no grau 13° de Áries em 04 de março e o planeta vai ficar retrógrado neste signo até o dia 02 de abril. Na noite do dia 02 de abril, Vênus retorna ao grau 29° de Peixes e segue retrógrada até o dia 14. No dia 15 de abril Vênus retoma o movimento direto no grau 26° de Peixes.

venus1

Os próximos 42 dias serão de purificação e de limpeza dos nossos processos afetivos e também uma oportunidade de rever os nossos valores. O período de retrogradação de Vênus “coincide” com o tempo da quaresma cristã. Mesmo não seguindo nenhuma religião, podemos fazer um melhor uso dessa energia para “renascer” na forma como lidamos com os nossos relacionamentos quando Vênus ficar direta e retomar o seu curso.

O que pode acontecer durante a retrogradação? Neste período podemos encontrar dificuldades nos relacionamentos e também reencontrar amores do passado. Podemos retomar antigas relações e sentimentos. Pessoas do passado podem voltar a fazer contato, antigas parcerias, ex- amantes ou ex- namorados (as). Podemos entrar em contato também com antigos desejos e valores. Retomar ou recordar antigos gostos. Porém, os “flashbacks” que podem acontecer não devem ser encarados como assombrações ou a “salvação da lavoura” e sim como oportunidades para entender melhor uma situação que vivenciamos e que não foi bem compreendida ou resolvida. Podem ocorrer recaídas ou reconciliações sim, mas é importante ter consciência do que essas situações significam.

E o que representa a retrogradação? Representa uma oportunidade de revisão, de reanálise, de repensar um comportamento, de olhar para dentro e de rever as nossas atitudes e padrões repetitivos e principalmente, de não repetir os mesmos erros. Um planeta retrógrado simbolicamente está andando para trás, em sentido contrário ao seu curso normal e com isso podemos dizer que os assuntos regidos pelo planeta estão seguindo um caminho diferente do usual. Por isso existem recomendações para este período, como por exemplo não iniciar novos relacionamentos, parcerias, sociedades, casar e estabelecer novos contratos. Isso não quer dizer que não devemos fazer nada nos próximos 40 dias, não é isso. Temos apenas que ficar atentos e nos conscientizar que as coisas podem mudar de direção quando Vênus retomar o movimento direto. A nossa vida não deve ficar paralisada, esperando esse período passar,  mas precisamos ter mais atenção nas negociações e nas nossas relações em geral.

Então, se o passado bater à nossa porta, devemos receber bem a situação ou a pessoa e analisar se processamos  e superamos a experiência que vivenciamos. O importante é quebrar o padrão e seguir de outra forma. É preciso limpar, fazer as pazes com o nosso passado. Pode acontecer apenas o sentimento ou a lembrança de alguma experiência vivida, o medo de que algo ruim aconteça novamente. Podemos acessar alguns traumas que podem prejudicar as relações que estamos vivendo atualmente, mas lembre-se que esta é uma oportunidade de aprendizado.

Dessa forma, os relacionamentos atuais poderão passar por testes. É um período frágil e que pode abalar algumas relações. Mas também muito importante e de construção de uma relação verdadeira (Áries), de compromisso e de muito amor e compaixão (Peixes). É uma fase muito boa para “discutir a relação”. Vamos perceber que todos estarão mais abertos a isso e a vida vai nos levar a vivenciar situações que vão permitir “colocar os pingos nos is”. Claro, nem todos estão preparados para vivenciar essas experiências da melhor maneira. Mas quando Vênus retomar o movimento direto, se tivermos aproveitado bem a oportunidade de revisão, as relações atuais poderão ficar mais fortalecidas, as reconciliações podem ser positivas e antigos laços poderão ser refeitos.

Com relação a energia, no primeiro mês de retrogradação Vênus estará transitando pelo signo de Áries. Para quem conhece o seu mapa natal poderá identificar em qual casa/área da vida essa dinâmica de revisão de valores e relacionamentos vai acontecer. Em Áries precisamos rever os nossos desejos,  a nossa vontade, independência, iniciativa e assertividade. O que quero num relacionamento afetivo? O que desejo? Eu faço aquilo que quero? Mas talvez algumas pessoas tenham que rever se não estão sendo egoístas demais e levando em consideração apenas o lado delas na relação.

Quando Vênus voltar para Peixes, a revisão deverá ter um cunho emocional, de aprofundamento das nossas emoções. Será o momento de entrega e de doação ao outro. Se durante o período de revisão em Áries conseguirmos acertar todas as arestas,  ter certeza e confiança para lutar por aquilo que queremos, em Peixes será possível vivenciar o amor, a doação, a entrega. Mas com cuidado para não nos iludirmos. Se conseguirmos passar por todos esses testes, poderemos desfrutar do verdadeiro amor.

Já que estamos nos aproximando do dia Internacional da Mulher, um outro ponto de reflexão é o papel do feminino na atualidade. Vênus em Áries está “exilada”, não sente-se confortável neste signo. Mas se olharmos a partir de um outro ponto de vista, esta é uma Vênus Guerreira, que possui força e coragem para lutar por aquilo que deseja e nesse período de retrogradação em Áries, até os primeiros dias do mês de abril, será importante avaliar se  o feminino está usando as armas certas para lutar pelo seu espaço.

Em Peixes,  seu signo de “exaltação”, Vênus fica confortável pois é exaltada e vive o seu esplendor, ainda será preciso avaliar porque esse feminino não tem o reconhecimento que merece. A receptividade e a doação, características femininas e do signo de Peixes, precisam ser utilizadas adequadamente para que não ocorra vitimização, submissão e dependência afetiva. As mulheres precisam parar de fazer sacrifícios e de serem sacrificadas (Peixes).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s