Signos e Planetas

Mercúrio em Libra

Na sexta, dia 09 de outubro, Mercúrio retoma o movimento direto no signo de Libra. Essa foi última vez que Mercúrio ficou retrógrado esse ano. Por falta de tempo e planejamento, deixei para escrever  sobre os efeitos da retrogradação na reta final, o que acabou sendo mais interessante e produtivo, pois essa é uma oportunidade de desmitificar um pouco esse trânsito e ajudar a acabar com o caráter alarmista de Mercúrio retrógrado.

Quem acompanha Astrologia sabe que três vezes por ano Mercúrio fica retrógrado e com isso podemos revisar ideias, retornar pontos e reavaliar questões de comunicação que afetam nosso dia a dia. A retrogradação faz parte do ciclo de Mercúrio e o que deve ser feito neste período é simplesmente aprofundar mais as ideias, pensamentos e a nossa capacidade de raciocínio. Como vivemos no automático, Mercúrio é um planeta muito rápido e quando ele está no seu movimento normal, a comunicação, as negociações, as papeladas, documentos, a internet e tudo o que fazemos para nos conectar com os outros segue o fluxo, sem grandes tropeços. Mas quando ele fica retrógrado as coisas parecem que dão uma parada e a sensação é de inércia.

O que acontece quando um planeta fica retrógrado é que não conseguimos usar as suas características naturais de maneira fluida, como acontece quando ele está direto. Por isso, se não fizermos uma análise mais profunda da energia do planeta, é possível sim que as coisas não ocorram como planejamos, pois o que o Universo nos aponta no momento da retrogradação é que devemos ter um olhar mais profundo e de interiorização. A retrogradação também nos remete ao passado e durante este período podemos fazer contato com pessoas ou situações do passado ou simplesmente temos a oportunidade de entender e processar melhor experiências passadas. É possível enxergar as coisas com uma outra perspectiva.

Temos que levar em consideração também o signo que Mercúrio está transitando durante a retrogradação, ele que dá o tom do que temos que reavaliar na comunicação e também a casa que contém esse signo no nosso mapa natal, pois esta é a área da nossa vida que será afetada e que precisará de reformulação e reanálise.

Mercúrio ingressou em Libra no dia 27 de agosto e iniciou o movimento retrógrado no dia 17  de setembro. Nestes 22 dias de retrogradação (termina nesta sexta, dia 09) o ponto fundamental da reavaliação e de cuidado na comunicação, foi a busca pela harmonia, o equilíbrio, o diálogo e a conciliação.

Assim que ingressou em Libra, entre os dias 05 e 10 de setembro, Mercúrio fez quadratura com Plutão e logo de início tivemos que encarar a nossa realidade, sem fantasias e ilusões. Essa quadratura nos ofereceu uma intensa percepção mental da nossa realidade (ela vai ser ativada novamente a partir do dia 19).O desafio foi usar a comunicação de maneira equilibrada e suave, pois Plutão foi profundo ao nos mostrar as perspectivas e pontos de vista que precisavam ser superados e eliminados. Franqueza, controvérsias, brigas e afastamentos, foi difícil ficar calado.

A limpeza feita por Plutão antes da retrogradação, foi dura, mas fundamental para promover a cura. E o processo não foi simples, pois a quadratura se repetiu entre 21 e 27 de setembro. Com Mercúrio retrógrado a limpeza foi ainda mais profunda e até mais difícil.

O próximo aspecto que Mercúrio fará antes de ficar direto será o sextil com Saturno (o aspecto começou no início do mês e segue até o dia 15, após a retrogradação).  Este sextil deixa a nossa mente mais disciplinada e organizada. As decisões serão tomadas com mais prudência e após a eliminação de atitudes, formas de pensar e de comunicar que não nos levam a lugar nenhum, será mais fácil expressar os nossos pensamentos de forma mais sólida, madura e responsável.

Entre os dias 19 e 22 de outubro Mercúrio fará novamente  quadratura com Plutão e ainda teremos que lidar com aprofundamentos na comunicação, mas dessa vez teremos a oportunidade de dialogar e enxergar o outro de uma forma mais profunda sem alguns resíduos e lixos emocionais. Revelações, transformações e encerramentos ainda podem acontecer, mas é possível vivenciar essas experiências com mais maturidade.

Mas ainda passaremos por mais um teste: entre os dias 22 e 28 de outubro Mercúrio vai fazer oposição com Urano e assim teremos clareza se foi possível evoluir na lição pelo respeito às novas ideias, por uma comunicação mais conciliadora, diplomática, harmoniosa e equilibrada. Se foi difícil apender alguma coisa, Urano será implacável e nos colocará de frente para lidar com pensamentos diferentes dos nossos e o grande desafio será respeitá-los. Se não conseguirmos, Urano vai nos fazer romper com crenças que ainda precisam ser eliminadas.

E  no dia 02 de novembro Mercúrio ingressa em Escorpião. Ainda teremos quase um mês de Mercúrio no signo de Libra. Aproveite o período para buscar o diálogo e a conciliação.

c68a28ebe451a64d485bdd0584836f1a

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s