Signos e Planetas

Mercúrio retrógrado em Gêmeos

Gêmeos é um dos signos de domicílio de Mercúrio e por isso transita muito bem por aqui. A comunicação fica mais rápida, fluente e inteligente, mesmo que superficial. A mente fica mais curiosa, apesar de instável e a interação com os outros mais amigável. As notícias se espalham com mais facilidade, de maneira veloz. O período é bom para fazer movimento, iniciar cursos e buscar informações e conhecimento.

Mercúrio ingressou em Gêmeos no dia 30/04 e vai transitar por este signo até o dia 08/07. Este será um trânsito longo, de 40 dias, por conta da retrogradação de Mercúrio. Em média Mercúrio transita mais ou menos 25 dias por cada signo.

Até o final de maio, a comunicação pode ficar mais difícil, pois Mercúrio ainda vai fazer quadratura com Netuno. Isso significa que enfrentaremos alguns empecilhos  e confusão para nos comunicarmos. Esse aspecto complicado junto com a retrogradação de Mercúrio, pode prejudicar a fluência na comunicação e atrapalhar as pequenas viagens e os nossos deslocamentos diários porque pode nos deixar distraídos, por isso é muito importante ficarmos atentos.

Mercúrio iniciou o movimento retrógrado, o movimento de “andar para trás” na segunda-feira passada, dia 18 de maio e vai seguir assim até o dia 11 de junho à noite, quando retomar o movimento direto.

A retrogradação é sempre um período de atenção. Mercúrio fica retrógrado em média três vezes por ano e quando isso acontece nos signos de seu domicílio (Gêmeos e Virgem), parece que o descompasso é ainda maior.

Quando um planeta fica retrógrado, significa que ele não consegue usar de maneira espontânea as suas características, é como se ele tivesse que fazer um esforço grande para fazer algo simples. Isso acontece porque é necessário aprender a usar a energia do planeta.

No caso de Mercúrio, que representa a forma como nos comunicamos, pensamos, movimentamos e lidamos com os assuntos diários, indica que todas as questões regidas por Mercúrio poderão sofrer atrasos e empecilhos. Por isso, é fundamental o planejamento. Se temos um compromisso com hora marcada, é essencial sair de casa com antecedência, se vamos visitar um local que não conhecemos, temos que nos certificar da localização, do endereço. Podemos perder papéis, objetos e podemos não entender o que o outro está querendo dizer. Por isso, os acordos e negociações durante este período precisam de cuidados redobrados, assim como a assinatura de contratos, pois podemos nos arrepender depois ou a outra parte pode querer voltar atrás no que foi acordado quando Mercúrio retomar o movimento direto.

Isso não significa que não podemos fazer nada durante este período, não é isso, a vida não pára por conta de Mercúrio retrógrado, mas nós precisamos sair do automático e fazer as nossas atividades com mais atenção e cuidado. Mas por que é necessário tudo isso? Os problemas que Mercúrio podem causar na verdade representam a ponta do iceberg. Eles podem acontecer como uma representação externa de questões mais profundas que precisamos resolver.

O lado positivo de Mercúrio retrógrado é que este é um período de resoluções. O momento é bom para revisar, refletir, consertar, voltar atrás numa questão, resolver algo do passado. Por isso que neste período é comum reencontrarmos pessoas e situações do passado. Se isso acontecer, aproveite, sempre temos algo para acertar, algum mal-entendido para ser resolvido e esclarecido. O momento é bom para compreender questões que no passado não aceitamos bem, mas que hoje com mais maturidade, conseguimos entender melhor.

Na primeira semana de maio, entre os dias 01 e 05, Mercúrio fez oposição com Saturno, colocando um grande peso na comunicação. Saturno em Sagitário limitou a espontaneidade de Gêmeos e cobrou mais responsabilidade e compromisso. Em seguida, foi a vez de Netuno, que pode ter deixado a comunicação bastante confusa. Entre os dias 07 e 11 de maio, pode ter sido muito difícil tomar algumas decisões por falta de clareza e hipersensibilidade.

Após esses primeiros dias de tensão com Saturno e Netuno, Mercúrio mal conseguiu tomar fôlego. No dia 18 de maio, iniciou o movimento retrógrado e antes disso, quando estava estacionário, se preparando para andar para trás, nos deu amostras das dificuldades que poderiam acontecer.

A última semana de maio ainda pode ser difícil por conta da quadratura de Marte com Netuno, a ação deve ficar bastante confusa e como Mercúrio vai fazer conjunção com Marte, essa tensão também pode representar mais uma dificuldade na comunicação. Ainda nesta última semana Mercúrio vai voltar a fazer quadratura com Netuno. Se no início do trânsito a comunicação ficou confusa, no dia 29/05 esse cuidado deve ser redobrado. Mercúrio retrógrado em quadratura com Netuno pode nos deixar ainda mais confusos e sensíveis. O ideal é relaxar, usar a criatividade, fazer meditação e voltar-se para o lado espiritual. As respostas que precisamos certamente estarão no nosso interior.

Mercúrio vai ficar direto na noite do dia 11/06, antes disso, ainda retrógrado,  ele faz sextil com Vênus e deixa as relações mais leves e a resolução de assuntos do passado pode ser muito boa nos primeiros dias de junho. Mas, é importante saber que mesmo quando retoma o movimento direto, as coisas não voltam a fluir automaticamente, isso porque ele vai passar novamente direto pelo grau em que ficou retrógrado e depois disso, lá pelo dia 27/06 que a comunicação fluirá de vez.

Entre 20 e 26 de junho Mercúrio vai novamente fazer quadratura com Netuno, mas como esta será a terceira vez que esse aspecto vai se repetir neste trânsito, o ideal é tentar aproveitá-lo ao máximo e não deixar se influenciar pelas confusões e pela hiper sensibilidade. Vale a pena mesmo usar a criatividade, a intuição e focar na espiritualidade.

No final deste trânsito, em julho, é que Mercúrio fará aspectos mais suaves. Nos primeiros dias do mês, até o dia 08/07 antes de ingressar em Câncer, Mercúrio fará sextil com Urano, Júpiter e novamente com Vênus. A mente estará mais criativa, expansiva e as relações mais harmônicas.

mercury retrograde

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s