Astrologia

Jung e a Astrologia

Carl Gustav Jung, psiquiatra e psicoterapeuta suíço que fundou a Psicologia Analítica, usou muito a Astrologia, especialmente com pessoas com as quais tinha um entendimento difícil.

Algumas citações de Jung sobre a Astrologia:

“Como sou um psicólogo, estou principalmente interessado na luz particular que o horóscopo derrama sobre certas complicações existentes no caráter. Nos casos de diagnóstico psicológico difícil, eu normalmente providencio um horóscopo para poder ter um ponto de vista partindo de um ângulo inteiramente diferente. E digo que muitas e muitas vezes descobri que os dados astrológicos elucidam certos pontos que de outro modo eu não teria sido capaz de entender”
(de uma carta para o Prof. B.V. Raman; 6 set.; 1947)

“Podemos esperar, com considerável certeza, que uma determinada situação psicológica bem definida seja acompanhada por uma configuração astrológica análoga. A Astrologia consiste de configurações simbólicas do inconsciente coletivo, que é o assunto principal da Psicologia; os planetas são os deuses, símbolos dos poderes do inconsciente.”
(Declaração de Jung numa entrevista com o editor de uma revista astrológica francesa)

“Observei muitos casos nos quais uma fase psicológica bem definida, ou um evento análogo, foi acompanhada por uma conjunção (particularmente as aflições de Saturno e de Urano).”
(Jung,1954)

Imagem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s