Signos e Planetas

Mercúrio Retrógrado

Mercúrio iniciou a sua retrogradação hoje e vai permanecer retrógrado até o dia 10 de novembro. Portanto, serão 21 dias de dificuldades no processo de comunicação.

Porém, isso não significa o fim do mundo! E que tudo ficará atrasado, que não devemos assinar contratos, que todos os aparelhos eletrônicos irão pifar, que não podemos tomar decisões importantes. Não, nada disso. Até porque, a vida não para quando Mercúrio fica retrógrado, né? Além do mais, não podemos explorar a chamada “Astrologia Supersticiosa” que dá muito Ibope e tanto chama a atenção, mas infelizmente não contribui em nada para o nosso crescimento e evolução. Dar ênfase à fatalidade dos aspectos ou ao movimento retrógrado dos planetas só serve para manter as pessoas na zona de conforto, alimentar egos e justificar erros.

Mas, o que significa quando um planeta está retrógrado? Às vezes, para quem está na Terra, tem a impressão de que o planeta está se movimentando para trás, ou seja, não está fazendo o seu movimento correto que é o de seguir em frente. Quando isso acontece, a Astrologia nos diz que o planeta não consegue expressar bem as suas características.

Vamos tomar como exemplo Mercúrio, que é o planeta da comunicação, da fala, do movimento e das viagens curtas. Durante o período de retrogradação podem ocorrer atrasos, perdas de documentos, o trânsito pode ficar caótico, diagnósticos médicos podem ser confusos, mensagens podem não ser recebidas, correspondências extraviadas, computadores e aparelhos telefônicos podem pifar, mal- entendidos podem acontecer e podemos ficar com muitas dúvidas. Se decidirmos algo neste momento podemos nos arrepender depois ou podemos achar que estamos fazendo um grande negócio e quando Mercúrio voltar ao movimento normal, podemos ver que o que parecia ser maravilhoso inicialmente não era tão maravilhoso assim.

Entretanto, pode ser drástico demais afirmar que não devemos em hipótese alguma iniciar um novo negócio, comprar um novo computador ou assinar um contrato porque nada vai dar certo. Não é bem assim. Primeiro porque se não tiver que dar certo, as coisas por si só irão caminhar para isso, não adianta evitarmos. Temos que levar em consideração também se as questões foram iniciadas antes da retrogradação. Por exemplo: se estamos em uma negociação há meses e por vários motivos não conseguimos fechar o negócio e durante este trânsito finalmente chegamos a um acordo e precisamos assinar o contrato, não significa que devemos esperar Mercúrio ficar direto para assiná-lo. Significa que devemos ler com calma o contrato para verificar se não há nenhum erro e que devemos refletir se o negócio é realmente vantajoso. Se após todo esse cuidado concluímos que vale a pena fechar o negócio, podemos seguir em frente sim, principalmente se o processo não tiver sido iniciado agora.

Mas, se durante este período aparecer algum novo projeto, temos que avaliar se realmente vale a pena. Devemos fazer um estudo minucioso e se pudermos esperar para fechar o negócio após a retrogradação, tudo bem. Agora se não pudermos esperar, a avaliação terá que ser de cada um, isso porque temos que levar em consideração outros aspectos e trânsitos do mapa. O nosso mapa não tem só Mercúrio e sim todos os outros planetas.

Mercúrio está em Escorpião e quando Mercúrio transita neste signo mesmo em movimento direto, não consegue expressar suas características de um modo tão natural assim. Escorpião é um signo mudo, investigativo, reflexivo e muito profundo. A retrogradação de Mercúrio aqui possibilita que tenhamos mais cuidado na nossa comunicação. Teremos que pensar muito antes de falar, o que é bom, né? A vida é tão agitada que às vezes somos obrigados a tomar decisões rápidas demais que nos levam ao arrependimento mais tarde. Como o momento não é propício à correria, é como se o Universo estivesse nos “obrigando” a refletir mais. Então, por que não aproveitar o momento para fazer reavaliações e reflexões? Por que não mudar o caminho, buscar outra alternativa? O resultado pode ser muito positivo.

Durante este período estaremos sendo pressionados a tomar decisões ou pode acontecer que algumas coisas que pareciam estar solucionadas reapareçam “do nada” agora. Se percebemos isso e se o processo voltar ,é porque na verdade não estava resolvido e teremos a chance de consertar e encontrar a solução. Nesse momento, vale a pena fazer diferente e não repetir o erro do passado, porque a tendência natural é essa. Pode acontecer que algo que você tinha dado como perdido e nem tinha esperanças de encontrar reapareça também. O momento é favorável para resolver questões do passado.

O melhor a fazer neste período é redobrar a atenção, revisar e revisar textos, fazer backups, tomar cuidado com objetos, pensar antes de falar e evitar falar coisas que poderão causar mal-entendidos, sair de casa mais cedo para não pegar trânsito e evitar atrasos, ouvir mais de uma opinião médica se o diagnóstico for confuso, não agir por impulsividade e se iniciar algum novo grande projeto, analisar bem todos os prós e contras antes de tomar qualquer decisão. E consertar coisas! Até mesmo “consertar” a nossa maneira de nos comunicar com os outros.

Já que estamos preparados, agora é relaxar e não se estressar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s