Signos e Planetas

Mercúrio em Escorpião: profundidade na comunicação

Imagem

Mercúrio ingressou em Escorpião ontem e vai transitar por um longo período neste signo (até o dia 05 de dezembro). O trânsito de Mercúrio em cada signo dura mais ou menos 20 dias, como Mercúrio ficará retrógrado em Escorpião, a passagem por esse signo terá duração de 2 meses.

2013 foi o ano marcado pela retrogradação de Mercúrio no elemento Água. Mercúrio costuma ficar retrógrado 3 vezes por ano, em signos do mesmo elemento. Na Astrologia, quando o planeta fica retrógrado, significa que ele não consegue expressar suas qualidades e canalizar a sua energia de forma adequada. Representa dificuldades nas questões relacionadas ao planeta, porém essa dificuldade não significa que o trânsito representará um malefício ou um período de “má sorte”. Pelo contrário, pois a Astrologia nos dá a oportunidade de conhecer todas as tendências e assim administrar as energias de forma favorável, como tudo na vida. Podemos passar por um momento difícil, mas essa dificuldade pode ser momentânea e representar a base para a estabilização e concretização de algo mais favorável no futuro. Como diz o provérbio, “há males que vem para o bem”.

Durante o período em que Mercúrio está “andando para trás”, temos a oportunidade de rever a nossa comunicação, a nossa expressão, o nosso pensamento. Podemos rever ideias, voltar atrás, retomar antigos projetos, reconciliar, reler, reaprender e entender o que não ficou entendido.

Normalmente, a passagem de Mercúrio nos signos do elemento Água não é fácil, pois Mercúrio representa a mente consciente, lógica e racional que difere totalmente da energia desse elemento, que está em sintonia com a ciência dos sentimentos, das sutilezas e do inconsciente. Por isso, o esforço de Mercúrio é sempre maior quando transita pelos signos de Água.

No início do ano Mercúrio transitou por 45 dias em Peixes (em fevereiro e março) e ficou retrógrado por 23 dias. Não foi um período fácil porque a passagem por Peixes é sempre complicada (Mercúrio está em exílio e queda em Peixes) e como Peixes representa a plenitude e a imensidão do oceano, a comunicação e a locomoção são naturalmente difíceis (não conseguimos falar, andar e nem mesmo respirar debaixo d’água!).

No final de maio foi a vez de Câncer. Mercúrio ficou retrógrado durante 24 dias em Câncer e durante este período, principalmente pela ajuda do triangulo de sorte no elemento Água, tivemos a oportunidade de nos reconciliar com o nosso passado. Mercúrio em Câncer nos deu oportunidade de entrar em contato com as nossas origens e raízes e a retrogradação nos deu a chance de “voltar no tempo” para solucionar antigas pendências.

Agora nesse finalzinho de setembro e durante os primeiros 20 dias de outubro, teremos a oportunidade de vivenciar uma comunicação mais profunda. Escorpião nos dará capacidade de formar ligações íntimas profundas por meio da comunicação. Nesse período se prestarmos a atenção nas sutilezas, nas nuances, poderemos captar coisas que muitas vezes não são expressadas verbalmente.

Estaremos mais investigativos, vamos aprender penetrando na realidade e esquadrinhando-a até o seu âmago. O impulso da expressão verbal virá da profundeza do ser e não será superficial. O uso da inteligência e das habilidades será influenciado por desejos ardentes, paixões profundas e pelo impulso de descobrir as motivações secretas dos outros.

Só temos que ter cuidado para não prejudicar a compreensão objetiva, que pode ser atrapalhada por uma mente demasiado intensa, voluntariosa e emocional. Ou seja, não podemos confundir sensibilidade demais com paranoia.
Além disso, a necessidade de fazer contato com os outros pode ser inibida pela necessidade de manter sigilo e silêncio.

O período de retrogradação ocorrerá entre os dias 21 de outubro e 10 de novembro. Durante 22 dias teremos a chance de curar, transformar e fazer uma análise mais profunda de diversas questões no âmbito da comunicação e nas nossas relações pessoais. A comunicação está presente o tempo todo em nossas vidas e relacionamentos saudáveis precisam de uma boa comunicação.

Depois do período de revisão, limpeza profunda e de transformação, teremos a oportunidade de estabelecer laços mais profundos e renovar a nossa comunicação com o outro e assim iniciar o trânsito de Mercúrio por Sagitário de uma maneira mais leve e descontraída.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s